Visitantes por país

Free counters!

domingo, 22 de maio de 2011

Apresentação

por Joaquim Maia Neto
Este é um post especial, com a finalidade de apresentar o blog. O artigo inicial está logo abaixo.

Costumo escrever, de vez em quando, sobre alguns temas que me intrigam. Às vezes mando os textos aos meus amigos, por correio eletrônico. No fim do ano passado, após receber várias mensagens de boas festas, comecei a pensar quão comerciais tornaram-se as festividades de fim de ano, estimulando hábitos nada sustentáveis. Resolvi então enviar uma mensagem de fim de ano diferente, na forma de um texto para reflexão sobre o nosso comportamento perante o apelo do consumo. Uma colega da ANTAQ, a Cláudia Pio, ao comentar o texto sugeriu que eu criasse um blog. Achei uma boa ideia, porém, sem tempo e conhecimentos de informática suficientes para fazê-lo imediatamente, mandei o texto a um jornal da minha cidade natal, na esperança de vê-lo publicado. Frustrei-me. Nem me responderam. Diante disso, assumi como compromisso pessoal de ano novo montar um blog para expressar e divulgar minhas opiniões.

Hoje em dia a Internet democratizou muito a comunicação. Qualquer pessoa pode publicar suas reflexões. Os espaços nos meios de comunicação tradicionais são muito restritos e é difícil ter acesso a eles, principalmente quando se deseja escrever sobre assuntos que podem contrariar interesses econômicos ou políticos. Criar um blog possibilita a verdadeira liberdade de expressão. Por outro lado, não é fácil divulgar ideias por meio de um blog. Não se tem a mesma visibilidade de um veículo de comunicação tradicional, e fazer com que o blog seja lido é um verdadeiro desafio. Mantê-lo também não é tarefa fácil. Deve-se assumir um compromisso com o público leitor no sentido de postar textos com certa periodicidade, sob pena de não se cativar um público fiel. Isso implica renunciar a horas de lazer com a família nos finais de semana, mas o prazer de escrever compensa. A família acaba se envolvendo. Minha esposa ajuda na revisão dos textos.

Outro colega da ANTAQ me inspirou, mesmo sem saber. Foi o José Allama, que recentemente criou o bem sucedido “Blog da Hidrovia” (www.blogdahidrovia.blogspot.com), destinado a tratar de assuntos relativos ao transporte aquaviário interior. Ao ver o seu esforço em criar e manter o blog, o desafio foi mais intenso e resolvi arregaçar as mangas para cumprir o compromisso que assumi comigo mesmo. Assim, nasce o “Opinião Sustentável”.

Escolher o nome, deu um certo trabalho. Ouvi várias pessoas e muitas ideias surgiram, sendo que a maioria foi abortada porque o domínio já estava registrado. O nome teria que ter afinidade com os assuntos que eu me proporia a escrever: meio ambiente e política, dois assuntos que eu adoro e que me fazem refletir. De repente o nome escolhido estalou na mente. Foi uma agradável surpresa ver que o domínio não tinha ainda sido registrado. Após escolher o nome, incluí ainda um terceiro tema genérico, para que eu pudesse me aventurar eventualmente por outros temas que me despertam o interesse. Os temas a serem abordados neste blog são “meio ambiente, política e assuntos do cotidiano”, nesta ordem de frequência. Começo por um texto ambiental, que vocês podem ler abaixo e que trata do consumo de carne.

Se gostarem, comentem, compartilhem, divulguem e sigam. Se não gostarem, critiquem. Isso é muito importante para que o objetivo do blog se concretize: promover o debate sobre temas importantes no mundo de hoje, em especial no Brasil.

Comprometo-me atualizar o blog com posts no mínimo semanalmente, aos domingos. Nisso confesso que copiei o Allama. Espero conseguir cumprir. Este compromisso é o que me proporcionará a disciplina suficiente para manter o blog.

Ainda não domino a ferramenta e, portanto, além do conteúdo, sugestões e comentários sobre layout e funcionalidades são benvindos. Boa leitura.

4 comentários:

  1. Oi Joaquim, é um desafio mesmo... mas vale à pena. É uma forma de comunicação muito interessante, que tem uma boa capilaridade. Há quase um ano criamos um blog para divulgar as ações do PN Saint-Hilaire/Lange de forma mais dinâmica. Não somos "campeões de audiência", mas já tivemos nossos posts até reproduzidos em jornais locais. Boa sorte e até os próximos!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, Joaquim. Parabens!
    Já te aviso que será necessário muita perseverança.Fiquei feliz em saber que o blog da hidrovia lhe serviu de fonte de inspiração.
    Sucesso! JOSE ALLAMA

    ResponderExcluir
  3. Parabens, Joaquim, pela iniciativa!
    Tendo lhe conhecido na lida, no próprio trabalho duro em defesa do meio ambiente, sei que posso garantir aos que não lhe conhecem que seu blog será grande contribuição. Já o selecionei como um dos meus favoritos.

    Nedir Falqueiro

    ResponderExcluir
  4. Bemvindo à blogosfera, Joaquim! Eu também resolvi fazer uma pequena incursão nesse novo mundo, e já estou viciado. Sucesso, e um abraço do blog "Hidrovias Interiores - RS".

    ResponderExcluir