Visitantes por país

Free counters!

domingo, 22 de maio de 2011

Consumo de Carne

Por Joaquim Maia Neto
Para os humanos, comer carne não é apenas um hábito, mas sim uma questão biológica. Alimentar-se de outros animais está nas raízes evolutivas da nossa espécie. Nossos antepassados pré-históricos eram exímios caçadores que utilizavam todo o seu potencial genético na atividade predatória. O encéfalo desenvolvido, a postura bípede e o polegar opositor possibilitaram o desenvolvimento de ferramentas que potencializaram a capacidade de predação, superando os limites do corpo. As glândulas sudoríparas presentes na pele permitiram aos "homens-das-cavernas" perseguirem, por quilômetros, outros mamíferos com sistemas termorregulatórios menos eficazes, até que estes se cansassem, sucumbindo ao predador inteligente. A forma prioritária de obtenção de proteína dos nossos ancestrais não poderia ser outra. A grande maioria dos primatas atuais consome proteína animal, em maior ou menor escala. Não há dúvida de que somos onívoros.
Não obstante o nosso arcabouço biológico, a evolução científica, cultural, espiritual, filosófica e tecnológica da humanidade permite que mudemos nossos hábitos, inclusive os nutricionais. A ciência tem demonstrado em cada nova pesquisa nas áreas da etologia e da psicologia e neurologia comparadas, que a diferença intelectual entre nós e os chamados "animais irracionais" é de grau e não de tipo. A noção de respeito, direitos e compaixão em relação aos animais cresce em todo o mundo. Diversas religiões pregam que, a cada nova etapa da evolução espiritual, dependeremos menos do sofrimento alheio para sobreviver.
Para citar apenas dois exemplos no campo da filosofia, Rousseau, no prefácio de seu Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, afirma, sobre os animais, que "julgar-se-á que devam também participar do direito natural e que o homem esteja obrigado para com eles a certos deveres", e que, sendo eles seres sensíveis, o homem deve dar-lhes o direito de não serem maltratados inutilmente. Voltaire, respondendo a Descartes que afirmava que os animais não pensam e não sentem dor, compara, em seu Dicionário Filosófico, os sentimentos de aflição, prazer e amizade entre o homem e o cão, e indaga se "teria a natureza entrosado nesse animal todos os órgãos do sentimento sem objetivo algum".
Hoje em dia, dados os avanços nas áreas de agronomia, biologia, nutrição e engenharia de alimentos, podemos produzir proteína vegetal em quantidade e qualidade, inclusive em termos de palatabilidade, suficientes para reduzir drasticamente o consumo de proteína animal pela população humana, sem grandes transtornos. Produzir proteína para nossa alimentação a partir de animais de grande porte como, por exemplo, bovinos, é uma das maneiras menos racionais de fazê-lo, principalmente se considerarmos a atual conjuntura ambiental pela qual passa o planeta. Estudos demonstram que para produzir um quilograma de carne bovina são necessários 37 Kg de alimento, 16 mil litros de água e 30 metros quadrados de espaço, além de se produzir 24 Kg de dióxido de carbono, gás que contribui para o aquecimento global. Comparada com a produção de carne de frango, que consome, por Kg de carne, 2,8 Kg de alimento, 4 mil litros de água e 0,1 metro quadrado de espaço, e produz 4,5 Kg de dióxido de carbono, a produção de carne bovina pode ser considerada extremamente insustentável. O consumo desse tipo de carne atualmente é um luxo e um desperdício aos recursos naturais, considerando que temos alternativas muito mais sustentáveis. Essa comparação, que mostra a grande desvantagem ambiental da produção de carne bovina, não considera sequer que boa parte da carne produzida no país ainda é fruto do descumprimento da legislação ambiental. Se isso for colocado na balança, as desvantagens são ainda maiores.
Despertei para a gravidade do problema quando comecei a participar de grandes operações de fiscalização ambiental na Amazônia. Existe na região um modus operandi recorrente por parte dos pecuaristas, que consiste em invadir terras públicas e desmatar. Vendem a madeira de valor comercial e queimam o que sobrou para, em seguida, espalhar sementes de Brachiaria. Com o dinheiro da venda da madeira se capitalizam e adquirem o rebanho. Após o esgotamento do solo, com a consequente perda de produtividade das pastagens, abandonam a área, que não lhes custou nada, e partem para degradar outro quinhão da floresta.
Apesar dos inúmeros problemas ambientais que existem no cultivo de grãos no Brasil, a produção de proteína vegetal sempre será ambientalmente mais correta do que a produção de proteína animal, por um simples problema ecológico: na cadeia trófica, a necessidade de produção e o dispêndio de energia em uma relação de consumo primário (herbivoria) é sempre menor do que em uma relação de consumo secundário ou superior (carnivoria), simplesmente pelo fato de que, para se produzir alimento a partir de um animal, em algum momento deve-se produzir alimento de origem vegetal, já que, na cadeia trófica, os produtores são sempre os vegetais. Isso quer dizer que se você come um animal, o ambiente foi duplamente impactado, porque primeiro foi necessário produzir vegetal para alimentar aquele animal. O grande problema da produção de grãos hoje em dia é justamente o fato de que a maior parte dessa produção existe para alimentar animais destinados ao consumo humano.
Não pretendo aqui pregar o vegetarianismo ou o veganismo, mas apenas despertar uma reflexão sobre as consequências do nosso consumo. Reduzir o consumo de carne e escolher fontes mais sustentáveis de proteína só faz bem, ao planeta, a nós mesmos e aos animais. Nem mencionei os benefícios à nossa saúde. Essa mudança de comportamento só é ruim para quem lucra e especula com a produção de carne no Brasil. Aliás, devido à força econômica e política desses setores, não se vê o governo ou a mídia aprofundar o debate em torno da questão.

7 comentários:

  1. Excelente post Joaquim!! Parabéns pelo blog.

    Anilson

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog Joaquim! Que orgulho de você!Tenho certeza que assim como este post, todos os demais serão fonte de informações valiosas para reflexões necessárias à uma vida mais bacana!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Tenho certeza que encontraremos aqui grandes contribuições.

    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post Joaquim. Vou divulgar pois compartilho da mesma ideia. Legal ver um colega de ANTAQ tendo essa iniciativa.

    Danielle Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Olá Joaquim, parabéns pela iniciativa de criar esse espaço para exposição de idéias e opiniões de maneira aberta, inteligente e democrática, estarei sempre por aqui. Quanto ao seu 1º. post, há muito que comungo da mesma opinião. E não acho nenhum sacrifício optar por um modo de vida mais responsável sócio-ambientalmente. Fechar os olhos para essa reflexão é de um egoísmo absurdamente covarde. Não há como negar a necessidade de rever certos hábitos e repensar certos mitos. Para o bem de todos hoje e amanhã. Solange Xavier

    ResponderExcluir
  6. Excelente a matéria de "inauguração" do seu blog. Por esse caminho sei que vamos longe.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Estou encantada. Uma escrita pontual, informativa e inteligente. Também, vindo de você, não poderia esperar outra coisa. Vou divulgar e estarei sempre por aqui. Grande abraço.

    ResponderExcluir